A Colposcopia é um exame que permite visualizar a vulva, a vagina e o colo do útero de forma mais detalhada através de um aparelho chamado colposcópio que permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal. Este exame é um aliado no diagnóstico e tratamento do HPV, Human Papiloma Virus, da vagina e do colo do útero. Ele permite que o médico ginecologista possa observar, em seu consultório, qualquer alteração que esteja presente nessas regiões, com o auxílio do aparelho e também de alguns produtos que são aplicados no colo do útero. É um exame indolor, porém, pode gerar um certo incômodo como ardor após a aplicação desses produtos, que visam identificar a presença de alterações nessas regiões.
Para quem é indicado esse exame?
A colposcopia geralmente é indicada em casos de resultados alterados do exame de papanicolau para se identificar as lesões que podem causar o câncer de colo de útero.
Se for indicado alguma alteração o que é feito?
Caso seja identificado qualquer alteração na região, o médico coletará uma pequena amostra da região para enviar para biopsia em um laboratório.
Existe alguma recomendação antes de realizar o exame?
Recomenda-se que, para a realização do exame é necessário que a paciente durante 2 dias não tenha relações sexuais, não esteja menstruada, não tenha realizado a introdução de absorvente interno e feito uso de ducha feminina.