A importância da Psicóloga na Reprodução Assistida

O projeto de vida da maioria dos homens e mulheres gira em torno do sonho de ter filhos e experiência da maternidade e paternidade além de carregar o instinto de perpetuação da espécie, selar a ideia de casal e definir um novo lugar na inscrição familiar, está também relacionado a uma íntima conexão com a história subjetiva, familiar e social de cada pessoa.

Gestar e procriar tem um efeito positivo e intenso no narcisismo, na autoestima, no fortalecimento de relações familiares e na expansão do vínculo conjugal. Porém, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que entre 60 e 80 milhões de pessoas em todo o mundo enfrentam dificuldades para concretizar seu projeto de paternidade e maternidade em algum momento de suas vidas.

Então da mesma maneira que concretizar o desejo de gestação tem efeitos positivos, se deparar com a situação de infertilidade pode provocar efeitos devastadores tanto na esfera individual como conjugal, e mesmo desestabilizar as relações do sujeito com seu entorno social, podendo ocasionar um decréscimo na qualidade de vida dos que enfrentam este diagnóstico. Nota-se também uma ampla gama de sentimentos vivenciados nesta situação: medo, ansiedade, tristeza, frustração, raiva e vergonha, desencadeando por vezes quadros importantes de estresse e temor do futuro.

Diante de tudo que é vivenciado, é inevitável considerar a infertilidade uma experiência médica, social e psicológica, e destacar que o acompanhamento psicológico é de fundamental importância no tratamento. Atualmente as sociedades Americana e Européia, não só reconhecem a importância dos aspectos emocionais no tratamento da infertilidade, como recomendam que as equipes que trabalham com reprodução sejam multidisciplinares e que tenham entre seus membros um profissional de saúde mental. No Brasil há um crescimento da importância dada ao sofrimento emocional gerado pela infertilidade e seus tratamentos, embora ainda em menor escala do que nestes outros países.

Como é realizado o trabalho do psicólogo na Clínica Sesma?

Acredito em uma visão integrada do sujeito, na qual não é possível desvincular os aspectos biopsicossociais, então para a prevenção e manutenção da saúde, assim como para a prevenção e tratamento das doenças é preciso ver o Ser Humano em sua totalidade, e a infertilidade expressa esta íntima relação entre o que acontece no corpo, através do corpo e o que se passa no psiquismo de cada pessoa. De acordo com esta visão o que se busca é a integração destes aspectos (psíquicos, físicos e sociais) norteados pela história de cada um, seus conflitos, e o impacto do diagnóstico e do tratamento da infertilidade em sua vida.

Desta maneira o objetivo dos atendimentos não está em determinar se os aspectos emocionais estão causando a infertilidade ou determinando o resultado dos tratamentos, pois isto só ocasionaria mais sofrimento e culpa pela ausência do que se tanto deseja: a gravidez.

É importante que os aspectos psicológicos implícitos na infertilidade não tomem conta da vida de forma geral, tirando a energia e a esperança não só de continuar tentando a gravidez, mas também de viver a vida em toda a sua plenitude. O bem estar emocional é sempre positivo sobre a fertilidade, e este não significa ausência de tristeza, medos e expectativas, mas sim a capacidade de elaborá-los; e através de uma escuta profissional, o casal pode dizer e dar sentido ao vivido, para assim encontrar recursos para lidar com a ansiedade e outros sentimentos inerentes ao processo.

Quando ocorre um trabalho multidisciplinar em que a equipe valoriza os aspectos emocionais envolvidos no tratamento de infertilidade, os benefícios se estendem a todos os envolvidos, dos pacientes aos médicos. E a Clínica Sesma considera o acompanhamento psicológico dos casais como parte indissociável do tratamento da infertilidade, sendo assim, o espaço para esta escuta está sempre disponível, e este acompanhamento pode ser individual, com o casal ou mesclando estas duas possibilidades.

Por oferecer este trabalho interdisciplinar disponível aos pacientes a Clinica Sesma reconhece a importância dada aos aspectos emocionais e afetivos envolvidos no tratamento, integrando desta maneira tecnologia, subjetividade e afeto. Muito feliz de fazer parte desta equipe!