Embriões excedentes, quais são as minhas alternativas?

Existem pacientes que conseguem obter muitos embriões em estágio de BLASTOCISTO em apenas uma única FIV e outras que conseguem engravidar de gêmeos e até mesmo trigêmeos, e uma nova gestação já não é mais uma opção.

Algumas pacientes conseguem engravidar já nas primeiras tentativas e, em alguns casos, existe o excedente de embriões e, nessa hora, surge a dúvida sobre a finalidade que pode ser dada a esses embriões.

O primeiro ponto importante a se pautar é: vou querer ter uma nova gestação?

Se a sua resposta for sim, para que você não tenha que se submeter a um novo tratamento, o recomendado é que mantenha esses embriões criopreservados até o momento de sua decisão sobre engravidar novamente.

Se o seu objetivo não é mantê-los congelados, você pode:

  • Doá-los para um casal infértil de forma anônima, procedimento mais conhecido como embriodoação. O processo é semelhante a doação de óvulos ou espermatozoides. Dessa forma, você pode ajudar os casais que não conseguem ter filhos utilizando recursos próprios.
  • Doá-los para fins de pesquisas com células-tronco.
  • Solicitar o descarte desses embriões, conforme prevê o Conselho Federal de Medicina.

A escolha da destinação dos embriões é inteiramente do casal, a clínica agirá conforme estabelece o Conselho Federal de Medicina.