Endometriose: Cirurgia ou FIV?

A endometriose é uma doença crônica caracterizada pela presença de células do endométrio em outro local que não a cavidade uterina.

Essas células podem se implantar em órgãos como: ovários, tubas, intestino, peritônio, bexiga. Quando ocorre na musculatura do útero denominamos de adenomiose.

A endometriose deve ser tratada e para isso, a depender do objetivo do tratamento, temos como possibilidade o tratamento clínico ou cirúrgico.

Nos casos em que a intervenção cirúrgica é indicada para amenizar o sintoma de dor, se a doença acometer os ovários deve ser avaliado a possibilidade de congelamento de óvulos anteriormente a cirurgia se a paciente for jovem e/ou não tiver prole constituída, já que essa pode interferir negativamente na reserva ovariana.

Já casos de endometriose associados a infertilidade devem ser avaliados de maneira individualizada e a FIV é uma excelente opção de tratamento.

Se você se identifica com esse assunto procure um médico especialista em busca do melhor tratamento com maiores chances de sucesso para você.