FUI DIAGNOSTICADA COM ENDOMETRIOSE, O QUE FAZER?

A endometriose é uma doença que afeta 1 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva e acredita-se que 25 a 50% das pacientes inférteis também tenham esse diagnóstico.  A endometriose é caracterizada pela presença de células do revestimento interno do útero (endométrio) em outros locais causando um processo inflamatório crônico, podendo levar a distorção anatômica das trompas, prejudicar a qualidade dos óvulos, dificultar a interação entre óvulo e espermatozoide e até diminuir a receptividade uterina ao embrião. Os locais mais frequentemente acometidos pela doença são: trompas, ovários, peritônio, bexiga e intestino.

Se você foi diagnosticada com endometriose deve ser iniciado tratamento seja na busca do controle da dor; seja com a finalidade de aumentar as chances de gestação espontânea. No caso de infertilidade associada procure um médico especialista para te auxiliar na escolha do melhor tratamento para o seu caso.

O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico a depender da indicação.

É importante ressaltar que o congelamento dos óvulos tem de ser avaliado antes de procedimento cirúrgico que envolva ovário já que a reserva ovariana pode ser comprometida durante o ato cirúrgico.

Tem dúvidas sobre o assunto?

Entre em contato para esclarecê-las ou deixe uma mensagem