Fator tubário, pode causar infertilidade?

As tubas uterinas são essenciais para o processo reprodutivo já que o encontro do óvulo com o espermatozoide, a fertilização, se da nela e é através da mesma que o embrião chega ao interior da cavidade uterina. Dessa forma, alterações na sua permeabilidade podem interferir diretamente na fertilidade feminina, podendo chegar a 40% de infertilidade nas mulheres.

As principais causas de danos às tubas ocorrem devido a processos inflamatórios, cirúrgicos ou infecções. A doença inflamatória pélvica causada por exemplo por clamídia e gonococo são uma das mais comuns, porém endometriose, aderências pós cirúrgicas também podem causar alterações nas tubas.

Com o auxílio de alguns exames complementares é possível identificar se há obstrução, aderência ou outros fatores que afetam as tubas:

HISTEROSSALPINGOGRAFIA

É um exame que consiste na aplicação de contraste pelo colo uterino e com o auxílio do raio-x acompanha sua trajetória até a cavidade abdominal avalia formação uterina e tubária.

HISTEROSSONOGRAFIA

É um exame que pode ser realizado em consultório. Uma sonda passa pelo útero através da via vaginal, injeta-se um fluído que passa pela cavidade uterina, passando pelas trompas e atingem a cavidade pélvica. Com o auxílio do ultrassom é possível avaliar a anatomia da cavidade uterina e permeabilidade tubária.

CROMOTUBAGEM LAPAROSCOPIA

Esse exame é realizado sob anestesia geral e sob visualização direta avalia-se a passagem de contraste através das trompas.

Caso seja diagnosticado alteração nas trompas que impeçam a gestação espontânea, procure ajuda de um especialista.