Por que transferir embriões em Blastocisto?

Quando realizamos o procedimento de Fertilização In Vitro (FIV), no laboratório onde é realizada o processo de Fertilização, possui condições semelhantes às do útero. Classificamos os embriões em blastocisto quando eles conseguem chegar até o D5, ou seja, dia 5 após a coleta e fertilização do espermatozoide junto ao óvulo. Os embriões que conseguem chegar em blastocisto, são classificados como aqueles que conseguiriam se desenvolver melhor dentro do útero, tendo uma chance de sucesso maior de uma gravidez.

Vamos entender o que é D 3 e D5 (Blastocisto)?

Quando falamos D3, estamos nos referindo ao estágio em que o embrião se encontra após 3 dias de cultivo, realizado o processo de fertilização do espermatozoide e do óvulo, formando assim o embrião. Embriões classificados em D3 possuem as seguintes características: 8 células simétricas e ausência de fragmentação. Embriões com fragmentação acima de 20% ou que apresentam 6 células em D3 apresentam menor taxa de implantação. E embriões com 4 ou 5 células e com taxas superiores a 50% de fragmentação apresentam chance de gravidez de apenas 5%.

A partir dessa etapa em D3, as divisões celulares ficam aceleradas e o embrião vai se compactando. No D4, o embrião está com cerca de 32 células e classificamos esse estágio de mórula.

No quinto dia de desenvolvimento (D5), o embrião chega a fase de BLASTOCISTO. Esse embrião já apresenta centenas de células e forma-se uma cavidade chamada blastocele. A massa interna do blastocisto vai formar todos os tecidos e órgãos do corpo humano, enquanto a massa externa vai dar origem aos tecidos placentários, juntamente com a parte materna da placenta.

Quando a cavidade do blastocisto está bem expandida, há uma ruptura da zona pelúcida do blastocisto. Esse processo ocorre entre o D5 e D6 e é chamado de hatching. A zona pelúcida é uma membrana que reveste o embrião desde sua fase inicial com 2 células até o estágio de blastocisto, e serve como barreira de proteção. Para que ocorra a implantação desse embrião, o embrião deve expandir e fazer a eclosão.

Fonte: Acervo Clínica Sesma

O que é Hatching?

Hatching é uma técnica utilizada tanto em embriões em estágio D3 quanto em blastocistos, que permite que o embrião rompa a zona pelúcia. Podemos classificar como uma ajuda extra para que aquele embrião que será transferido para o útero esteja mais apto à implantação.

Alguns embriões conseguem fazer o hatching sozinho, isso é classificado como ótimo. Em casos em que o embrião não consegue romper a zona pelúcida sozinho, o embriologista realiza o procedimento com a ajuda de um laser.

Vantagens de se transferir em Blastocisto

  • Possibilita a seleção de melhores embriões
  • Maior taxa de gravidez
  • Utilizados meios de cultivos especiais para o desenvolvimento dos embriões
  • Tecnologia de ponta como: incubadora específica, gases especiais e embriologistas capacitados para realizar as técnicas.
  • Evita transferência de embriões com pouca chance de se desenvolver no útero.

Se eu transferir em blastocisto, é certeza de que vou engravidar?

Isso vai depender de como o seu organismo vai reagir após a transferência dos embriões.

Geralmente no estágio de blastocisto as taxas de sucesso são bem maiores do que em D3, pois se os seus embriões conseguiram chegar até esse estágio é porque eles são considerados ótimos para implantar no útero após a transferência. O desenvolvimento dos blastocistos é influenciado por fatores inerentes aos pacientes, como qualidade do sêmen e idade materna.

Nós, da Clínica Sesma, utilizamos a filosofia de transferência em blastocisto, pois acreditamos que se eles conseguiram chegar até esse estágio é porque as chances são melhores se comparadas em estágio de D2 ou até mesmo D3. Nosso objetivo é que você consiga engravidar na primeira tentativa de transferência. Nosso laboratório possui sistema de cultivo em baixa tensão de oxigênio (cultivo em trigás), proporcionando melhores condições para que os seus embriões tenham chance de chegar ao estágio de blastocisto, possibilitando, assim à você uma chance maior de ter uma gestação.

Nossa equipe é formada por profissionais capacitados que estão em constante atualização para melhor lhe atender.