GÊMEOS E A REPRODUÇÃO ASSISTIDA

O desejo de gestar e ter um bebê saudável é um sentimento que acomete a maioria das mulheres em certo momento da vida, sendo a gestação um processo fisiológico natural e complexo da mulher. Com a chegada das técnicas de Reprodução Assistida, o número de mulheres que passaram a ter gestação gemelar aumentou cerca de 25%, ou seja, a cada quatro gestações através do processo de fertilização in vitro, uma é múltipla. Já no caso da concepção natural essa chance é de 1%.

O uso de indutores de ovulação é um dos responsáveis pela ocorrência de gestação gemelar. Geralmente utiliza-se esses medicamentos para recrutar um número maior de óvulos em uma concepção natural ao invés da mulher ovular 1 óvulo no mês, ela passa a ovular naquele momento até 3 óvulos, aumentando mais as suas chances de gestação gemelar.

Nas técnicas de Reprodução Assistida, a maioria das gestações é formada a partir de dois embriões distintos, com formação de duas placentas separadamente. Quando ocorre esse tipo de gestação não se torna tão preocupante quando comparado a gestação em que 1 embrião se dividiu formando-se dois ou mais embriões.

COMO OCORRE A GESTAÇÃO GEMELAR?

A gestação gemelar pode surgir a partir de dois óvulos fecundados por dois espermatozoides separadamente. Quando ocorre esse processo, há formação de dois fetos, cada um com sua placenta e saco gestacional, assim denominamos que os gêmeos são bivitelinos, pois dividem o mesmo útero, porém cada um com um saco gestacional diferente. Esses gêmeos não nascem iguais, são os chamados gêmeos não idênticos.

Existe também outro tipo de gestação, que é quando ocorre a fecundação de um único óvulo por um espermatozoide, formando um embrião. Nesse caso o embrião que se implantar no útero se divide. Quando ocorre esse processo denominamos de gêmeos univitelinos, sendo que ele se dividiu de uma única célula. Esses são os chamados gêmeos idênticos, quanto mais tardia essa divisão, mais idênticos serão.

CUIDADOS NA GESTAÇÃO GEMELAR

Nesse tipo de gestação é importante que a mulher siga algumas recomendações, pois nesse estágio pode ocorrer mais facilmente o parto prematuro.

Geralmente os gêmeos nascem com pesos diferentes se comparados a uma gestação de um único bebê. Isso se deve ao fato de que todo o alimento ingerido passa a ser dividido entre dois fetos.

Algumas recomendações para as mamães de gêmeos que devem ser seguidas a risca:

  • Evitar esforço físico
  • Atividade física de leve a moderada
  • Permanecer em pé por períodos prolongados
  • Controlar a alimentação
  • Repouso

Em todo o caso, a gestação gemelar merece atenção redobrada durante o pré-natal, pois as complicações obstétricas, se surgirem, podem ser monitoradas antecipadamente.