Tipos de Endometriose e a Fertilidade

A palavra endometriose se refere ao endométrio, cavidade interna do útero. Ele cresce após a menstruação e descama na próxima, seu ciclo ocorre todos os meses. Quando pensamos em gravidez, logo vem a cabeça trompas e útero. Mas o que muitos não sabem é que os bebês se implantam e desenvolvem na região do endométrio, quando o mesmo não tem a uma evolução normal, ocorre o aborto e o bebê é eliminado na menstruação.  Existem casos em que, esse tecido se implanta em outros órgãos como: útero, ovários, tubas, intestinos e bexiga. Quando ocorre esse processo denominamos de Endometriose, porém, quando ele é inserido na musculatura do útero é chamado de Adenomiose.

Endometriose Superficial ou Peritoneal

É classificada por lesões espalhadas na superfície do interior do abdômen, podendo atingir até mesmo o diafragma.

Sintomas

  • Cólica
  • Menstruação Irregular
  • infertilidade

Como é realizado o diagnóstico?

Durante o exame clínica não é possível verificar alterações de relevância. O diagnóstico conclusivo é realizado pela videolaparoscopia.

 

Endometriose Ovariana

A endometriose ovariana atinge a face externa do ovário, provocando uma retração para o interior e formando cistos.  Esses cistos podem sofrer variações de tamanhos o que resulta na alteração na anatomia desses órgãos.

Diagnóstico:

O diagnóstico pode ser realizado através de ultrassom. O tratamento pode ser feito pelo procedimento de videolaparoscopia. A indicação de cirurgia varia de caso para caso, alguns sendo aconselhados a realização da mesma já outros não.

Endometriose Infiltrativa profunda

A endometriose infiltrativa profunda é a mais agressiva, comprometendo a qualidade de vida.

Sintomas

As queixas mais comuns são: a dor profunda e desconfortável na relação sexual, cólicas intensas, queixas intestinais, inchaço abdominal permanente, a dor e a dificuldade na evacuação.

Diagnóstico:

O diagnóstico é realizado pela avaliação clínica, no exame ginecológico de toque vaginal e retal com queixa de dor durante o procedimento. Os exames de imagens são aliados no diagnóstico, como o ultrassom endovaginal, que requer preparo intestinal para a realização do mesmo. Quando este exame não é conclusivo, é necessário a Ressonância Magnética e até mesmo a Ecocolonoscopia, sendo este último mais complexo e exige a sedação da paciente.

Tratamento

O tratamento requer intervenção cirúrgica, realizado por videolaparoscopia, exigindo um preparo intestinal pré-operatório.

Por que a endometriose causa infertilidade?

Existem muitos debates em torno deste assunto. A endometriose associada a infertilidade depende do grau que ela se encontra. O que se sabe é que, o diagnóstico tardio da doença pode agravar as queixas da paciente, resultando em caso agudo, consequentemente em infertilidade. Por isso, que a procura de um profissional qualificado na área é um aliado para o tratamento da doença. Listamos algumas das possíveis causas que podem levar a paciente que possui endometriose a ser infértil:

  • Responsável por influenciar os hormônios no processo de ovulação e na implantação do embrião.
  • Alterar o hormônio da prolactina que também age negativamente na fertilidade.
  • Prejudicar a liberação do óvulo dos ovários em direção às trompas;
  • Provocar alterações imunológicas
  • Comprometer a receptividade do embrião;
  • Provocar alterações no desenvolvimento da gestação e até mesmo aumentar a taxa de aborto.

Como prevenir a endometriose?

A endometriose é uma doença que, não existe ainda uma prevenção, porém existem medidas que podem auxiliar para que o tratamento seja menos agressivo como:

Diagnóstico Precoce

A endometriose é uma doença hereditária, a incidência pode estar em até 6% no caso de parente de primeiro grau. Alguns sintomas acabam sendo discretos como cólica, menstruação irregular, dentre outras. O diagnóstico precoce da doença vem como um aliado na amenização dos sintomas, evitando-se assim, que a doença tome outras proporções como a distorção anatômica.

Alimentação e hábitos

O hábito alimentar saudável é um fator que tende a favorecer todo o organismo humano independente de doenças. A alimentação saudável resulta em uma vida mais equilibrada juntamente com a atividade física constante.  Alguns estudos indicam que a poluição em grandes cidades também está relacionada com o alto índice de casos de endometriose. A endometriose é uma doença contemporânea estando relacionada com a ansiedade, o estresse e a depressão, decorrentes da jornada de trabalho tanto dentro como fora de casa.

Fertilidade

Em pacientes que foi identificado a endometriose, é indicado o tratamento de Fertilização In Vitro (FIV) devido as alterações que ocorrem na anatomia do útero, bem como em decorrência da dificuldade de se engravidar no método natural. Nos casos, em que requer a intervenção cirúrgica para se amenizar o desconforto causado pelas dores incessantes da doença, recomenda-se que seja realizada a coleta dos óvulos e até mesmo o seu congelamento, em casos em que a paciente possui parceiro, o recomendado é o congelamento de embriões.

Como sabido, as cirurgias nas regiões do abdômen e próximas ao aparelho reprodutor podem causar a infertilidade, por isso, o melhor caminho é realizando a criopreservação seja de óvulos ou embriões.

Procure um médico especialista em Reprodução Assistida para lhe orientar sobre as técnicas que podem ser utilizadas no seu caso. Entre e contato conosco.