Por que congelar os Óvulos?

Como seria bom se, para nós mulheres, a produção dos óvulos fosse ilimitada, se não tivéssemos que nos programar para quando começar a tentar ter filhos sem ter de nos preocuparmos com a nossa fertilidade, não é mesmo? Mas, infelizmente não é assim. Possuímos uma quantidade limitada de óvulos desde quando nascemos e, para piorar, ao longo dos anos essa quantidade não se renova. Simplesmente ela vai se esgotando e quando chegamos num ponto em que acreditamos que estamos preparadas para sermos mãe, eis o baque: Em alguns casos pode ser tarde demais para o nosso relógio biológico. É neste momento que paramos e nos perguntamos: Por que não tentei antes? Por que comigo? Mas se você tem consciência de que talvez esse não seja o seu momento de engravidar, independente dos seus motivos, comece a pensar em seu futuro.

Para quem é indicado o congelamento de óvulos?

  • Mulheres sem previsão de engravidar e com mais de 30 anos ou com histórico familiar de menopausa precoce ou com baixa reserva ovariana
  • Pacientes que iniciarão tratamentos oncológicos (câncer)

Tem idade máxima para congelar os óvulos?

Geralmente indicamos que o congelamento de óvulos seja realizado antes dos 35 anos por conta da qualidade e quantidade dos óvulos. Mas, nada impede que pacientes de 38 ou 40 anos também congelem os seus óvulos. Vejamos o caso de Ivete Sangalo que coletou seus óvulos com 42 e 43 anos, idades que para muitas pessoas seria impossível pela reserva ovariana reduzida.

No entanto, sabemos que as melhores chances de engravidar, em um futuro com óvulos congelados, dependem da quantidade de óvulos e da idade da paciente no momento da coleta dos mesmos já que essa está se relaciona com a qualidade deles. Quanto menor a idade e maior a quantidade de óvulos maiores são as chances de gravidez posteriormente.

 

Tem um prazo para descongelar os óvulos?

Não. Os óvulos podem ser descongelados a qualquer momento para serem fertilizados, eles não possuem “data de validade”. Cerca de 90% dos óvulos resistem ao descongelamento e quando descongelados guardam as características que tinham no momento da coleta, ou seja, não envelhecem.

Até que idade posso utilizar esses óvulos para fertilizar?

Conforme estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), desde que a paciente possua condições de saúde para gestar, pode se engravidar a qualquer momento. Não existe idade limite. A chance de engravidar será calculada levando em consideração a idade da paciente no momento da coleta dos óvulos e a quantidade de óvulos disponíveis.

É seguro o congelamento de óvulos?

Nenhum estudo demonstrou aumento da taxa de defeitos cromossômicos entre embriões provenientes de óvulos congelados quando comparado com óvulos frescos.

Agende uma consulta com a nossa equipe médica especialista em reprodução humana e tire as suas dúvidas sobre o Congelamento de Óvulos.

 

Agende uma consulta com a nossa médica especialista em Reprodução Assistida e tire as suas dúvidas sobre o Congelamento de Óvulos.