Vitamina D interfere na Fertilidade?

A vitamina D é uma importante substância em nosso organismo. Responsável pela absorção de cálcio e fósforo é necessária para o boom funcionamento do sistema imunológico, metabolismo dos ossos, interfere na fertilidade, entre outros. Você já deve ter ouvido alguém falar que é preciso tomar sol para melhorar a quantidade de vitamina D no organismo, não é mesmo!? E, isso é verdade. A grande maioria do suprimento de vitamina D é proveniente da exposição solar. Porém, infelizmente grande parte da população é deficiente dessa vitamina. Há alimentos que possuem a vitamina D que podem e devem ser consumidos.

Porém, infelizmente grande parte da população é deficiente dessa vitamina. Há alimentos que possuem vitamina D que podem e dever ser consumidos.

Deficiência de Vitamina D pode interferir na fertilidade?

Há estudos que sugerem benefício da suplementação da vitamina D em mulheres submetidas a Fertilização In Vitro (FIV), outros não constatam interferência da vitamina D sobre o desenvolvimento embrionário, implantação, gravidez clínica e taxa de nascidos vivos.

Em duas doenças específicas a deficiência de vitamina D possui relação, são elas: endometriose e a síndrome dos ovários policísticos.

O que a deficiência dessa vitamina pode causar na gestação?

Em gestantes, parece que quantidades adequadas de vitamina D diminuem risco de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, hemorragia pós parto grave e parto pré-termo.

A deficiência de Vitamina D também pode afetar a fertilidade masculina?

Sim. Da mesma forma que afeta a fertilidade feminina ela também pode afetar a fertilidade masculina. Parece que a vitamina D tem ação na espermatogênese e maturação e motilidade dos espermatozoides.

Como aumentar a dosagem de Vitamina D no meu organismo?

Para manter níveis adequados de vitamina D no organismo, é recomendado a exposição ao sol durante 20 minutos por dia a ingestão de alimentos saudáveis, fonte de vitamina D devem ser estimulados, em alguns casos é recomendada a suplementação através de vitaminas orais, mas antes de partir para este método, é importante dosar o percentual de vitamina no organismo.

Abaixo listamos alguns alimentos que são ricos em Vitamina D:

  • Salmão
  • Atum
  • Óleo de fígado de bacalhau e Arenque fresco
  • Bife de Fígado
  • Gema de Ovo
  • Shitake

Para manter níveis adequados de vitamina D no organismo, é recomendado a exposição ao sol durante 20 minutos por dia, ingestão de alimentos saudáveis, fonte de vitamina D dever ser estimulados, em alguns casos é recomendada a suplementação através de vitaminas orais, mas antes de partir para este método, é importante dosar o percentual de vitamina no organismo.

Em pacientes que estão em tratamento de Fertilização In Vitro (FIV) é importante a orientação do médico especialista quanto as doses de suplementação. Nunca se automedique.