Tenho hidrossalpinge. O que fazer?

A hidrossalpinge consiste no acúmulo de líquidos nas trompas ou em apenas uma delas. Normalmente esse líquido está ali presente por uma infecção que aconteceu na região, por fatores bacterianos ou uma doença sexualmente transmissível como clamídia ou sífilis por exemplo que podem ter sido responsáveis por essa inflamação.

Um dos principais problemas que a hidrossalpinge traz é que pode impedir que a gravidez ocorra. A trompa fica dilatada e essa dilatação pode interferir no processo de fecundação do espermatozoide com óvulo, já que é na trompa que a fertilização acontece.

Quais os sintomas?

Na maioria dos casos não há sintomas da doença. As pacientes passam a investigar as possíveis causas de infertilidade após 6 a 12 meses de tentativa de gravidez de forma natural, sem o sucesso. Após esse período, o mais indica é que o casal procure um médico Especialista em Reprodução Assistida.

Existem casos, que a tuba com acúmulo de líquido seja distendida. Quando ocorre esse processo, os sintomas da mulher podem incluir dor pélvica ou na parte de baixo do abdômen.

Outro fator mais delicado é quando há a ocorrência de gravidez ectópica (gravidez nas trompas). Devido ao impedimento das trompas pelo líquido, o óvulo fecundado não consegue fazer o seu percurso até o útero, gerado assim, a gravidez nas trompas. Quando ocorre esse processo, o organismo pode expulsar naturalmente o embrião, ou, sendo necessária uma intervenção cirúrgica.

Estou tentando engravidar, o que devo fazer?

O primeiro ponto é que você procure um médico para realizar o diagnóstico exato do problema. Existem alguns exames para investigar se há ou não presença de líquido nas trompas, como a: histerossalpingografia e a ultrassonografia.

Normalmente o tratamento mais indicado é a tentativa de desobstrução das trompas, caso esse procedimento não tenha resultado satisfatório, a retirada de um

É necessária essa conduta, pois as trompas estão doentes, devido a presença de líquido em sua cavidade. Se não retirarmos as trompas, mesmo após o tratamento de FIV, existe grande possibilidade de que não se obtenha sucesso com o tratamento, pois o líquido é uma infecção que pode atrapalhar na implantação dos embriões.

O recomendável é que você procure o seu médico especialista em Reprodução Humana para que lhe oriente sobre a melhor conduta para o seu caso.