Vantagens da consulta na Clínica Sesma

A consulta médica é o ponto de partida para investigar possíveis causas de infertilidade no casal. É nela que é realizado um rastreio do histórico individual e solicitados exames necessários, de acordo com cada caso.

Na mulher um dos primeiros exames que é realizado é o ultrassom para avaliação da reserva ovariana e para verificar a anatomia dos ovários, útero e trompas. Além desse exame, outros são solicitados, como os sorológicos, os de vitaminas para avaliar se há deficiência de alguma e se houver, realizar a reposição das mesmas. Em alguns casos, são solicitados exames específicos como a histerossalpingografia e a videolaparoscopia.

No homem, o exame para avaliar a fertilidade é o espermograma. Existem três tipos de formas de avaliação: o espermograma comum, o com capacitação espermática e o de fragmentação espermática.

O exame de espermograma comum geralmente é indicado para pacientes que apenas desejam uma noção básica de como estão os espermatozoides.

Já o espermograma com a capacitação espermática oferece uma análise muito mais detalhada com identificação de espermatozoides mortos, células redondas e separação de espermatozoides móveis.

Já o exame com fragmentação espermática é indicado para casos em que existe alteração no sêmen e seja necessário avaliar o grau de fragmentação.

Já na primeira consulta, para os pacientes que procuram a Clínica Sesma, disponibilizamos a realização dos dois exames iniciais essenciais: ultrassom para avaliação da reserva ovariana e o exame de espermograma com capacitação espermática, para que durante a consulta a equipe médica consiga direcionar e individualizar o tratamento proposto levando em consideração o histórico do casal obtido na anamnese.

Esse é um diferencial da clínica, o casal consegue, de forma mais concreta, entender taxas de sucesso, processos do tratamento, necessidade de investigações complementares, se for o caso.

O tratamento individualizado permite um melhor diagnóstico e um direcionamento ideal para o sucesso do tratamento.