Cuidados durante a FIV

A Fertilização In Vitro é considerada uma técnica de alta complexidade da Reprodução Assistida e a que apresenta maiores taxas de sucesso.

Muitos casais ao iniciarem nessa jornada ficam com muitas dúvidas e receios. O que é ou não permitido durante o tratamento? De fato, é um tratamento que requer um investimento financeiro, esforço físico e suporte psicológico.

Sendo assim, preparamos alguns tópicos para ajudar você a se organizar para iniciar o tratamento:

Primeiro de tudo: se informe, conheça os passos do tratamento, alinhe as expectativas.

Atividade física, pode ou não?

Recomenda-se certa moderação na prática de atividades físicas ao final do tratamento de estimulação ovariana, principalmente. Durante a estimulação ovariana a paciente tem os seus ovários aumentados, podendo levar a desconfortos. Quando se trata de uma atividade de alta performance ou de grande impacto, o ideal é que durante esse período seja evitado.

Medicamentos

Quanto a utilização de medicamentos, exceto os prescritos pelo médico para estimulação ovariana durante a FIV, deve ser consultada.

Repouso

Durante a estimulação ovariana a paciente pode seguir sua rotina diária. No dia da coleta dos óvulos pode ser que a paciente tenha que ficar de repouso de 1 a 2 dias, devido ao procedimento cirúrgico realizado. Depois desse período, vida normal! Muitas pacientes acreditam que o repouso após a transferência dos embriões seja necessário, mas não existe nenhum estudo que comprove que o repouso possa aumentar as chances de sucesso após a transferência dos embriões.

Alimentação

Não há necessidade de realizar dietas restritivas, exceto quando o objetivo é a perda de peso para iniciar o tratamento. Manter uma alimentação saudável com frutas e legumes, ricos em vitaminas é essencial.

Tabagismo

O ideal é que o casal que esteja em tratamento interrompa o uso. Na mulher os efeitos do tabaco podem reduzir a taxa de fertilidade. Enquanto no homem o tabaco influencia negativamente na qualidade espermática.

Bebida Alcoólica

Durante o tratamento o recomendável é que evitem o uso de bebida alcoólica. Tomar um cálice em comemorações especiais é permitida, só é bom evitar o consumo exagerado.

Mantenha equilíbrio psicológico

Busque atividades prazerosas, maneiras saudáveis de aliviar o estresse e ocupar a mente. Ficar 100% focado somente no tratamento aumenta a ansiedade, estresse e contribui negativamente com o resultado.