Você sabe o que é epigenética?

O DNA, material genético, de cada um é formado quando há a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. É importante ressaltar que 99,9% dos genes entre os seres humanos são idênticos e as diferenças que observamos entre os indivíduos são derivadas não só da presença ou ausência de algum gene específico herdado mas também da influência exercida pelo ambiente, que determinará a expressão de cada código genético.

A epigenética estuda exatamente essas mudanças no funcionamento dos genes que não são causadas por alterações na sequência do DNA.

Frequentemente, pacientes que necessitam de óvulos doados possuem o questionamento sobre a origem das características do futuro bebê: Afinal, o bebê terá características da doadora dos óvulos ou da receptora?

No caso de óvulos doados, o DNA do embrião será proveniente do óvulo da doadora e do espermatozoide do parceiro da receptora. Entretanto a expressão desses genes, a ativação e inativação desses terá influência direta do ambiente em que o embrião será gerado (útero da receptora), da alimentação da receptora, de tudo o que acontecer durante a gestação. Dessa forma, o mesmo embrião gerado em ambientes diferentes seriam indivíduos com características diferentes dependendo das influências externas exercidas sobre ele.

Em linhas gerais, a mulher que gera influenciará na epigenética do bebê.