E se eu optar pela reversão da laqueadura, a chance de engravidar é maior?

Em muitos casos, as pacientes optam pela reversão da laqueadura, porém, esse procedimento não é o mais indicado, isso porque, deve-se levar em consideração a idade da mulher. Após realizar a reversão da laqueadura, ou seja, religar as trompas, não necessariamente de imediato a mulher conseguirá engravidar, pode até mesmo levar anos. E um dos fatores que podem influenciar ainda mais a demora é a idade. Como a mulher já nasce com uma quantidade de óvulos limitada, ao longo da vida a reserva ovariana vai diminuindo, a partir dos 38 anos essa reserva já está mais baixa do que em mulheres com 35 anos. Antes de optar pela reversão da laqueadura, é necessário avaliar: idade da mulher, tempo de laqueadura, comprimento e vitalidade dos segmentos de trompas a ser unido, procedimento utilizado na realização da laqueadura tubária, quantidade de tecido de cicatrização na região da cirurgia e até a habilidade do microcirurgião.

A recuperação da fertilidade só será confirmada 30 dias após a operação, quando tiver ocorrido o ciclo menstrual completo. Apesar das chances de gravidez reduzirem até 20% após a reversão da laqueadura, as pacientes que passam pelo procedimento podem conseguir engravidar dentro do período de 12 meses. Vale ressaltar que não são todos os ginecologistas que realizam a reversão da laqueadura e que nem sempre isso é possível, por isso considera-se a laqueadura como sendo um método irreversível.

Existe alguma complicação após a reversão da laqueadura?

Após a reversão, o risco de gestação ectópica, que ocorre na própria trompa, aumenta cinco vezes, podendo chegar a 7%. Em alguns casos, porém, mesmo reconstituídas as trompas não recuperam sua função.

Gravidez Ectópica

Nós da Clínica Sesma, não realizamos este tipo de procedimento de reversão de laqueadura.