Exame ERA: quando é indicado realizar?

O teste ERA é um exame que avalia a fase em que o endométrio da paciente se encontra, no momento da realização do exame, e identifica se aquele período seria o melhor para a realização da transferência embrionária, ou seja, se aquele dia estaria dentro do intervalo da JANELA DE IMPLANTAÇÃO.

Possíveis resultados do teste:

Receptivo: indica que o dia em que a amostra foi coletada corresponde a um endométrio receptivo ao embrião e a orientação é que se proceda o início do próximo preparo endometrial exatamente como foi realizado para o exame ERA.

Não Receptivo:  Sinaliza que aquele dia da coleta não se encontra dentro do intervalo da janela de implantação e junto com o resultado do exame vem a orientação de alterações no preparo endometrial para que, em um novo ciclo menstrual, a transferência do embrião seja realizada dentro o da janela de implantação daquela paciente.  

É indicado para:

Mulheres com anteriores falhas de implantação

Mulheres que já tiveram abortos

Pacientes em tratamento de FIV que querem aumentar suas chances de gravidez e nascimento, evitando a perda de embriões de boa qualidade pelo fator endometrial.

Como o teste é realizado?

Para realizar este procedimento inicia-se o preparo endometrial com ou sem a utilização de medicamentos específicos. Na data, considerada, pelo médico, como ideal para transferência do embrião, é realizada uma biópsia do endométrio (teste ERA). Não há necessidade de anestesia, o exame pode ser coletado no consultório médico e dura menos de 10 minutos.  O fragmento endometrial retirado é enviado para o laboratório fazer a análise e basta aguardar o resultado.

Cada caso deve ser avaliado individualmente pela equipe médica.