Infertilidade Masculina Saiba Quando Investigar

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 15% dos casais que estão tentando a gestação são inférteis. Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, as causas de infertilidade não são somente femininas, a infertilidade de causa exclusivamente masculina pode chegar a 40% dos casos.

Em geral, casais que estão tentando engravidar há 1 ano sem sucesso já possuem indicação de agendar consulta com especialista em Reprodução Assistida para investigação do casal! Isso mesmo: do homem e da mulher! Fique atento que em alguns casos essa investigação deve ser iniciada após 6 meses de tentativas ou antes dependendo do histórico do casal!

Uma das formas de avaliar a fertilidade masculina e a mais importante é através do exame de espermograma, também conhecido por análise seminal.

Por meio dele conseguimos informações acerca da concentração, motilidade, vitalidade e formato dos espermatozoides. Também são avaliados o volume do ejaculado, acidez e presença ou não de infecção.

Aqui na Clínica Sesma possuímos uma sala reservada, com conforto e privacidade para que a coleta seja a mais tranquila possível. Já na primeira consulta realizamos o exame de espermograma com capacitação espermática.

Dessa forma, durante a consulta, a médica já terá um resultado parcial da qualidade do sêmen do companheiro para uma melhor conduta do caso.

A avaliação da fertilidade masculina também se faz através de anamnese, exame físico, exames hormonais e genéticos quando indicado.

Você tem dúvida sobre o assunto?

Envie-nos uma mensagem, será um prazer te ajudar nesta jornada!